"À parte disso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

sábado, 23 de novembro de 2013

Conversas do coração

Querida Avó,

Agora que tens uma nova casa, que deves estar onde toda a gente diz ser um sítio muito melhor que este onde vivemos, e agora que tens ainda mais tempo livre do que aquele que tinhas quando estavas em casa com o Avô, agora que não tens os coelhos e pintainhos para cuidar, nem as batatas ou couves para regar, lê estas palavras que a tua neta não te conseguiu dizer e que hoje o faz, estupidamente, por um computador.
Acho que te devias chatear com esse teu deus, com quem dizem que estás agora, e que sempre adoraste, que dizias que o visitavas muitas vezes principalmente aos Domingos de manhã. Sim, devias chatear-te com ele porque para o que quer que ele precisasse de ti, não tinha que ser já, não podia ser já. Devias dizer-lhe que ele tem que se aguentar e desenrascar sozinho, porque tu tens um marido, um filho e dois netos que ainda precisam muito de ti, quem sabe ainda conhecesses aqueles que seriam o aumento da família, talvez a namorada do mano e o meu namorado também. Sim, gostava muito que nos visses a todos juntos ainda. Por isso, mesmo que não te apeteça chatear com o teu deus, chateia-te por mim Avó, porque ele foi muito egoísta e não te deixou conhecer nenhum deles, nem te deixou assistir a mais momentos importantes das nossas vidas. Pior que isso, viste como ficou o Avô por te teres ido embora? Pois, devias pegar nisso para te conseguires chatear, para que é que ele precisa de ti aí em cima? Não deve ser mais importante do que aquilo para que precisamos de ti aqui em baixo... Dizem que a família vem sempre primeiro, se vem como realmente dizem, porque não te deixou ele com a tua família e te levou para junto dele?
Talvez consiga não me chatear com ele se lhe puseres todas estas perguntas e ele der uma resposta que me preencha os espaços das respostas, se isso acontecer, talvez o consiga desculpar, mas por agora não vejo qualquer justiça e bem no que ele fez.
Depois de te chateares com ele, preciso que me desculpes.
Sim, que me desculpes, e não digas já como gente grande que não há nada para desculpar, que sou a tua neta e tudo o que eu faço ou digo para ti vai estar sempre bem, não, não digas isso. Porque eu preciso de te pedir desculpa. Desculpa-me estar sempre ocupada e sem tempo para fazer a viagem e ir visitar-te sempre que me telefonas e perguntavas se queria ir passar o fim-de-semana contigo, desculpa-me por não ter percebido que três horas de viagem se fazem num instante e que deveria ter posto o cansaço de lado de todas as vezes que te respondi "não posso Avó, este fim-de-semana tenho treino." ou simplesmente "estou ocupada, não consigo ir.", sim, desculpa-me por isso. Se soubesse o que sei hoje tinha ido todos os fins-de-semana para poder aproveitar todos os dias contigo, mas fui estúpida e meti sempre outras coisas pelo caminho, dizem que são responsabilidades, mas que maior responsabilidade haverá que estar com a família?
O facto de teres ido embora assim de repente, sem sequer lançar um pequeno aviso deixou-nos a todos desorientados. O pai só conseguia dizer que tinha falado contigo e que tu estavas bem, e até estavas toda contente por ter sido o primeiro dia que o Avô acendeu a lareira. Podias ao menos ter avisado, tenho a certeza que se o tivesses feito nenhum de nós tinha tantas perguntas para te colocar como neste momento, talvez eu nem estivesse a escrever isto, e apenas a dizer-te ao ouvido. Alguém devia ralhar contigo por teres feito as coisas desta maneira.
Espero que tenhas conseguido assistir à cerimónia que se fez em tua homenagem, muita gente, muitas flores...faltavas tu.
Se bem que aquele padre nem deveria ser convidado, nunca vi ninguém falar durante tanto tempo para tanta gente sempre no mesmo tom de voz e sem levantar uma única vez a cabeça para encarar a quantidade de pessoas que o estava a ouvir. Mas bem sabes que padres e igrejas nunca foram o meu forte e bem que ralhavas comigo por não ligar a nada dessas coisas e não ir contigo à missa, acredita que apenas o ouvi por ti e também porque o meu Padrinho me sentou mesmo à frente, talvez me chateie com ele também.
Preciso ainda de te pedir desculpa por não ter consigo ir junto de ti e olhar para ti, mas se o fizesse tudo isto que te estou a dizer iria ser dito com raiva por não estares ali junto a nós. Por isso preferi ficar um bocadinho longe mas onde pudesse dar o suporte ao Avô e ao Pai, que bem precisam e espero que tenhas reparado nisso.
Prometo olhar por eles, principalmente pelo Avô que ficou sem a sua companheira de todos os dias, o Pai ainda vai tendo a Mãe e sei que quando olha para mim ainda vê uma criança de 10 anos. O Avô é assim como tu, ainda que nos veja como os seus netos quer ao mesmo tempo preparar-nos para as coisas da vida, não que com 25 e 27 anos não tenhamos já algum conhecimento, mas ele tem gosto em ensinar-nos muitas coisas, tal como tu tinhas.
Eu prometo olhar por eles, mas faz-nos o favor de olhar por nós também, daí de cima deves ter uma vista melhor que aquela que temos aqui e talvez consigas chegar a todos com muito mais eficácia.

E, já agora, quando estiveres em modo estrela faz sinal e indica-nos qual delas és. Era bom se soubessemos para qual olhar e dirigir.

Por todas as vezes que não te disse,

gosto mesmo muito de ti Avó. Olha por nós.

A tua neta.

sábado, 16 de novembro de 2013

Conversas familiares #2


Nas notícias algo sobre emigração e depois...

eu: "olhem é verdade, só para vos dizer que me candidatei a um emprego no Canadá."
Pai: "e se te chamarem?"
eu: "se me chamarem vou."

É isto, a minha mãe não se pronunciou e do meu pai não houve mais resposta xD

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Don't let fashion go to waste.


É este o título da nova campanha da HM.
Todos temos aquelas peças de roupa que não nos servem há anos, mas que também não estão em bom estado para serem dadas...
Agora, a HM recolhe essas roupas ou pedaços de roupas se for o caso, de momento apenas não aceitam calçado e malas, tudo o resto desde roupa de mulher, homem, criança, casa, roupa de banho vai tudo, e não precisa de ser da HM, podem ser de outras marcas e sítios.
Cada pessoa pode entregar até dois sacos, daqueles de supermercado, no balcão de qualquer HM do país, recebendo na hora um vale de 5€ por cada saco para descontar numa próxima compra superior a 30€.
O objectivo da campanha é reciclar toda a roupa em mau estado.
Pessoalmente gostei da ideia porque tinha cá por casa restos e restos de ganga que vou juntando dos meus cortes e costuras e, nem de propósito, quando soube da campanha meti-os todos num saquinho e lá foram eles :)
Aquilo que o senhor da loja me aconselhou foi em dar apenas a roupa mesmo em mau estado porque a que estiver em bom estado a HM ainda vende em segunda mão noutros países.

Ficam aqui todas as informações da campanha:
http://www.hm.com/pt/longlivefashion#path=1.1&transition=10&duration=500

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Happy Love!

É dia de S. Martinho, sim.
Mas para mim que não gosto de castanhas, nem jeropiga nem batata-doce, o S. Martinho passa quase ao lado.
Quase porque aqui por casa celebra-se algo importante, quer dizer, eles celebram, eu não me meto.
Os meus papás hoje fazem 33 anos de namoro :)
É muita fruta, é.
É bonito de ver, têm as suas coisas, não são o casal mais perfeito à face da Terra em alguns dias, mas gostam muito um do outro e tem uma cumplicidade enorme. Não passam um dia sem andarem numas turras amigáveis mas essas birras não lhes duram mais que dez minutos.
Acho-lhes piada :)

Descobri também que para o ano o aniversário de casamento deles são as bodas de Erva, e estou cá a pensar oferecer-lhes uma viagem a Amesterdão nessa altura, se é para celebrar é para haver festa da bouuuuuaaa! xD


sábado, 9 de novembro de 2013

Séries



Uma pessoa olha e vê 1998 e até fica parva como pode esta série ser tão antiguinha :)

Nunca a segui com olhos de gente, ia vendo um episódio ou outro que dava na televisão, vi os filmes e mais nada, mas desde há uns tempos para cá tenho andando a ver como deve de ser.
Iniciei hoje a 5ª temporada e é mesmo engraçado ver a evolução das temporadas e até mesmo dos filmes (que revi assim que terminei a 3ª temporada, devia ter esperado pelo final mas não fui capaz). Na primeira temporada ainda nem tinham telemóveis, nos filmes já aparecem MacBooks e iPhones,, os próprios outfits tão na moda na altura e agora um "ai jesus qué isto",  é mesmo mesmo engraçado.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Das leituras:

Amigos para sempre

   Os amigos cada vez se vêem menos. Parece que só quando éramos novos, trabalhávamos e bebíamos juntos é que nos víamos as vezes que queríamos, sempre diariamente. E no maior luxo de todos, há muito perdido: porque não tínhamos mais nada para fazer.
   Nesta semana, tenho almoçado com grandes amigos meus, que, pela primeira vez nas nossas vidas, não vejo há muitos anos. Cada um começa a falar comigo como se não tivéssemos passado um único dia sem nos vermos.
   Nada falha. Tudo dispara como se nos estivesse - e está - na massa do sangue: a excitação de contar coisas e a alegria de partilhar ninharias; as risotas por piadas de há muito repetidas; as promessas de esperanças que estão há décadas por realizar.
   Há grandes amigos que tenho a sorte de o serem que insistem na importância da Presença com letra grande. Até agora nunca concordei, achando que a saudade faz pouco do tempo e que o coração é mais sensível à lembrança do que à repetição.
   Enganei-me. O melhor que os amigos e as amigas têm a fazer é verem-se sempre que podem. É verdade que, mesmo tendo passado dez anos, é como se nos tivéssemos visto ontem. Mas, mesmo assim, sente-se o prazer inencontrável de reencontrar quem se pensava nunca mais encontrar.
   O tempo não passa pela amizade. Mas a amizade passa pelo tempo. É preciso segurá-la enquanto ela existe.
   Somos amigos para sempre, mas entre o dia de ficarmos amigos e o dia de morrermos vai uma distância tão grande como a vida.

Miguel Esteves Cardoso



Nas minhas leituras está agora o livro "Como é Linda a Puta da Vida" de Miguel Esteves Cardoso, e tem textos simplesmente espectaculares. Vale bem a leitura :)

Horário de Verão

Após quase uma semana de mudança de hora continuo sem me habituar...

definitivamente não é normal...