"À parte disso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Viver à troca!

No sábado de manhã (só me enganam assim) fui recrutada (à força) para assistir a uma palestra, inserida nas actividades paralelas do festival.
Acabou por não ser assim tão má de todo, não fosse eu estar mesmo, mas mesmo mesmo, a precisar de dormir e estatelar-me na praia, mas vá também estava um tempo meio ranhoso, nublado e sem graça...

O recrutamento foi algo do género "olha temos que ir assistir a uma conferência qualquer sobre trocas."...trocas?! Mas quem disse que eu queria trocar alguma coisa?

Então de que se tratava realmente... da Belivadora Andresa Salgueiro, que iniciou o projecto Believe in Portugal: trocar as voltas à vida... Esta senhora vive durante 1 ano, 11 dias, 11 horas e 1 minuto com 1111€. Trocando aquilo que realmente precisa. Ficámos a saber que existem feiras de troca em 6 distritos e o objectivo é ao fim de um ano estarem a ser feitas em 11 distritos.

Fica o blogue: vivoatroca.blogspot.com escrito pela própria Andresa.

À parte da forma motivadora e optimista com que fala e cativa o público, a Andresa iniciou e finalizou a palestra de forma muito engraçada. Para iniciar e explicar como surgiu a sua ideia do projecto Believe pegou numa lâmpada. Antes de iniciar tinha distribuído por todo o público um bocadinho de plasticina. Com a frase "tal como todas as coisas, o meu projecto surgiu de uma ideia" e colou a sua plasticina na lâmpada..."mas para essa ideia funcionar eu preciso de mais pessoas a ter mais ideias" e então passando a lâmpada por todos nós, cada um foi colocando a sua ideia (plasticina) na lâmpada :) 


está ali uma ideia bem grande
No final, com quatro caixas em cima da mesa, para se despedir Andresa pediu-nos um abraço em troca de algo que estaria dentro da caixa que escolhêssemos. Cada caixa tinha pequenos símbolos de uma mensagem, não vou dizer o que me calhou na caixa que escolhi, apenas que ainda estou a decifrar a mensagem :)


Um projecto realmente inspirador, que toda a gente devia ter em mente, mesmo que não seja para o concretizar no todo mas para o utilizar em algumas alturas da vida, porque nem tudo é material.


Sem comentários: