"À parte disso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Antes dos sítios...

Antes de mostrar as cidades e lugares suecos, que virão aleatoriamente, deixem-me pôr aqui aquilo que têm sido os últimos tempos de escola.
Mudámos de disciplina à coisa de duas semanas, e estou a adorar esta. Não tem muito trabalho, tem o suficiente...temos que ler uns textos, discuti-los na aula, e só ainda tivemos uma tarefa (que vou publicar aqui agora mesmo) e duas excursões. 
O excesso de trabalho, completamente desnecessário, que a outra disciplina teve só vem provar que com menos se faz mais, pois o pessoal está todo motivado para isto, os resultados têm sido muito engraçados de se ver.
Pois bem, a Observation Task, foi na Segunda-feira passada, eu fui lá de manhã mas literalmente à tuga (assinar a folha), o Maduro ainda estava cá e Lund é aqui mesmo ao lado, dava perfeitamente para perder um dia lá quando já não tivesse a minha visita.
O dia foi hoje.
Quantos de nós passam no mesmo sítio todos os dias para ir trabalhar, para a escola, buscar o pão, buscar os pais, buscar os filhos, etc?
Já se deram conta das reacções que têm ao percorrer esse caminho? O que fazem quando se cruzam com outras pessoas? Já se aperceberam da diferença de reacção quando quem se sente ao vosso lado no autocarro/metro/comboio é homem ou mulher? Não? Então percam meia hora a fazê-lo. 

Estive sentada em 3 lugares, no mínimo 30 minutos, houve uns mais tempo que noutros. E deu para perceber que:
  • As pessoas que andam sozinhas na rua estão sempre com os olhos postos no chão, e vão levantando a cabeça de vez em quando;
  • As mesmas pessoas estão quase sempre ao telemóvel, e é rara a pessoa que não tem phones nos ouvidos;
  • Ainda as pessoas que caminham sozinhas, quando se cruzam com outra ou grupos de pessoas têm tendência para olhar e baixar logo de seguida a cabeça para o chão (ou então virarem para o lado contrário), se tiverem sacos na mão por norma vão trocá-los para a outra mão.
  • As pessoas que andam acompanhadas com uma ou mais pessoas normalmente quando falam não falam a olhar para a pessoa, para a frente ou então para o outro lado, como se quisesse que as pessoas de fora entrassem na sua conversa;
  • As raparigas preferem ter ao seu lado raparigas, mas preferem ainda mais se forem amigas; os homens é indiferente;
  • Um comportamento estranho ou fora de normal pode afastar durante horas as pessoas de determinado local, por exemplo um bêbado num banco.
E montes e montes de outras coisas.
Nunca tinha feito isto, mas gostei. Achei engraçado poder ver a maneira das pessoas nos verem como intrusos no seus espaço intimo. 

o olhar para baixo

Passar os sacos para o lado de fora e olhar para baixo
Falar sempre para a frente.
O que é isto do espaço íntimo?
Todos nós temos o nosso. Os nossos quartos são o nosso reino, o auge do nosso espaço íntimo, é nosso, são as nossas regras.  Há ainda o espaço secundário, como as salas de estar ou cozinhas das nossas casas, continuam a ser as nossas regras e o nosso espaço, mas recebemos lá pessoas.
E depois vem o espaço público, onde nada é de ninguém, cada um faz as suas regras e usa como quer. 
No espaço público cada um de nós transpõe uma parte do seu espaço íntimo, e hoje, quem deu por mim a tirar fotografias sentiu-se a ser invadido, eu entrei na sua "bolha" pessoal.
Uma coisa bastante engraçada, que duas raparigas da minha turma fizeram, e eu comprovei hoje, numa estação de comboios/metro/autocarro experimentem meter-se ao lado de uma mulher...e depois de um homem. 
As reacções são, por norma, sempre as mesmas: as mulheres começam a afastar-se discretamente, dão um passo ou dois para o lado, pegam no telemóvel e afastam-se; os homens permanecem no mesmo lugar, não se mexem. Isto feito por raparigas pode-se imaginar que a seguir quem ficou desconfortável fomos nós =)
E quando nos sentamos nos transportes ou nalgum banco em local público e a tendência é para não nos sentarmos ao pé de outra pessoa. Se virmos bem, os autocarros os bancos enchem primeiro apenas com uma pessoa, e só quando já não há bancos sós é que nos sentamos ao lado de outra pessoa, por norma.

"what were you doing all day?" "I have been Spying!" ;)

1 comentário:

RaquEL disse...

Gosto muito da tua disciplina. Penso que me deve completar um pouco, porque sentar-me num banco, ou num café e simplesmente olhar para as pessoas, ver como elas se comportam, que movimento há em determinada hora e dia já é parte do hábito semanal.
O que ainda faço, e penso que aí sairá um pouco da temática da disciplina, é imaginar o porquê que elas estão ali, o que as trás até lá, para onde vão, de onde vieram, enfim... uma quantidade de pensamento e respostas feitas na minha cabeça e levam logo a imaginar a vida de cada pessoa que por ali passa.
Não sei porque é que o faço, o que é certo é que gosto e torna-se num modo de sair da minha própria realidade.