"À parte disso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Street Art

 A aproveitar o balanço do que tem sido feito nas aulas, andamos a discutir dois temas bem diferentes. Num lado os parques infantis, os equipamentos, o enquadramento destas áreas nos bairros e na cidade, por outro lado temos falado na Street Art. O tema tão vasto mas que para muitos de nós ao ouvi-lo vamos associá-lo...aos graffitis. Pois, mas Graffiti e Street Art são coisas diferentes. A Street Art é bem mais recente e tem objectivos diferentes.
Estação Triangeln_ Malmö
Estação Triangeln_ Malmö
 A estação de comboios Triangeln, em Malmö, é um dos palcos mais conhecidos de Street Art na cidade. O chão é todo neste padrão e cada círculo tem formas diferentes desenhas. Existe aquela escultura pendurada no tecto, um candeeiro num género de sol estilizado, e nas plataformas dos comboios, nas paredes, estão umas luzes sempre a passar, género de circuito, quando vem o comboio começam a andar no sentido oposto, a fugir do comboio.
Um dos projectos da Câmara Municipal_Pintar as caixas cinzentas da electricidade


Parede de uma casa particular





Parece Graffiti? Look closer. São azulejos a imitar graffiti. Mais um exemplo de Street Art.

Ao pormenor
Porque nem tudo tem que ser bonecos coloridos e letras, mais um exemplo das caixas de electricidade.

Graffiti não é só crítica à sociedade/política.
Em Malmö só existem duas paredes legais para se fazer grafftis, esta é uma delas.
Street Art_ Teatro em Malmö
Street Art Malmö Project
 Estes dois últimos exemplos (acima) são dos meus preferidos. O primeiro, as duas câmaras de vigilância instaladas por cima dos cartazes do teatro, são uma crítica à intenção da Câmara Municipal querer instalar câmaras de vídeo por toda a cidade, indo ao ar um por par de financiamento municipal. Assim, os dois objectos um virado para o outro significa o tal Big Brother "I'm Watching you". 

O segundo exemplo, a laje no chão, existem vários por toda a cidade, e são da autoria de um grupo que se auto intitula de "Street Art Malmö Project". Os mosaicos são elaborados em casa para depois ser só uma questão de substituir no local. Todos eles são diferentes, quer no conteúdo quer no tamanho, este representa um olho, mais uma vez na indicação da vigilância pela cidade.


A segunda parede legal na cidade

 Esta segunda parede é num parque de estacionamento bem no centro da cidade. A localização é tão boa, e o objectivo do graffiti é ser realmente ser visto, que existe uma disputa gigante por pessoas de toda a Suécia para virem pintar nesta parede. Não é apenas ser o centro da cidade, mas ser uma ligação a uma das mais importantes ciclovias da cidade de Malmö, basicamente, de onde quer que venhamos temos que passar ali para ir para o centro, daí a ambição de querer pintar aqui. O parque de estacionamento é quadrado e é legal pintar-se em dois dos seus lados, opostos.
Quando falo em paredes legais, a legalidade aqui implícita é por ser em espaço público, e paredes de cariz público, pois eu sendo proprietária de um prédio posso pedir autorização para que uma das paredes seja pintada, mas isto são paredes privadas, como mostrado na 4º  e 5ª foto, e nesta abaixo, o melhor exemplo que consegui sobre o que é legal (lado esquerdo) e o que é ilegal (lado direito). Quando dentro das leis e normas podemos ver mais elaboração na pintura, ao contrários de casos ilegais. 


Amanhã é suposto escolhermos o tema que queremos abordar, se criancinhas se Street Art. Eu estou incrivelmente virada para a Arte, ainda mais sendo Malmö uma cidade com tanto potencial mas tanta burocracia contra. 
Em Setúbal iniciou-se este ano um projecto municipal muito bem aceite, as casas sem dono, sem habitantes no seu interior, e em claro estado de degradação que apenas sujam o aspecto estético da cidade, podem ser usadas como "paredes legais", melhor ainda, a Câmara fornece as tintas e todos os restantes equipamentos necessários (até aqueles elevadores para se conseguir chegar mais acima), claramente pela cidade que é, em Setembro já se contava com duas casas finalizadas, e uma a meio caminho. 

Tudo isto existe, Tudo isto é Arte!

3 comentários:

Inês Figueiredo disse...

Muito bom :) Gosto destas coisinhas todas eheh. Adorei a ideias das caixas da electricidade :)

Beijinhooo

Unknown disse...

Era de valor fazer-se cenas dessas aqui por Évora...Já sabes, podes por mãos à obra quando voltares :P

Btw...adorei o chão :D

Sara Almeida disse...

Isso é que era ;) Agora comecei num projecto de Street Art para duas cidades aqui na Suécia ;) Mi aguardi até publicar as fotos, deixa lá ver como corre.
Em Évora praticamente só temos aquele exemplo de quando se marcou as pessoas no chão, lembraste?
A falta de cultura da cidade não permite mais, e mais critico ainda é querer permanecer no mesmo estado. Enfim.