"À parte disso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Malmö

Malmö é a terceira maior cidade da Suécia, e das três provavelmente a menos bonita. É um género de Entroncamento mas Sueco...porque é uma cidade bastante importante a nível ferroviário, e tem a sua quota parte também no sector portuário.
Lembro-me bastante bem de ter gostado imenso quando lá tive a primeira vez o ano passado, e este ano quando fizemos o passeio por lá, mas é uma cidade um bocado cinzenta devo dizer. Agora a olhar para as fotos até acho que é uma cidade que muda com o tempo, é tão cinzenta e triste em dias encobertos, mas é brilhante nos dias com sol.
Os pontos interessantes: o Turning Torso, do arquitecto Kalantrava, e a ponte de Öresund, que faz a ligação entre a Dinamarca e a Suécia, e que no meio do mar termina a ponte e passa a ser um túnel debaixo de água. Fora estes dois elementos arquitectónicos existem duas praças e a rua principal do comercio, e pelo que tenho visto até aqui os postais resumem-se a isso.
O Turning Torso foi terminado em 2005 e a melhor descrição que tive até à data foi: "Malmö precisava de um símbolo, de algo marcante. O Turning Torso apareceu no momento certo.", a torre tem escritórios e habitação e diz quem lá mora que se sente a abanar nos dias com mais vento (bonito!).
Eu gosto particularmente do bairro em que a torre está inserida...as janelas grandes aqui ganham uma expressão fantástica, a luz, os tons suaves e a relva, o mar...em oposto também gosto bastante de passear pelas ruas do comércio, estão sempre cheias de pessoas, à pressa, turistas, às compras, todo o tipo...apesar de ser uma zona muito mais pequena, escura (não escuro escuro...mas em comparação com o bairro novo), ruas estreitas, casas antigas...
Escrevo isto e cada vez mais acho que Malmö tem mesmo a ver com o tempo.

As lojas em casas antigas

Vinis :)
um dos canais que atravessa o centro
A praça do Gustavo - Gustav Adolf's Torget
em dias de Verão esplanadas para cafés, em dias de Inverno vazias...mas todo o ano, sexta e sábado esplanadas com mantinhas para o copo da noite :)
Antigo
Novo

as casinhas...
Turning Torso
Öresund Bridge ao fundo (clicar na imagem para ampliar)
o bairro novo...

Estufa :)

não me importava não...
Red, yellow, green!
a "praia"
Sara in Swedish mood!

Sem comentários: