"À parte disso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

The Söderåsen National Park

Söderåsen é um parque nacional na região da Skåne (Sul da Suécia), é o destino de muitos caminhantes ou famílias que querem apenas passar o fim-de-semana em sossego, tem espaços para piqueniques, tem percursos pelo interior da floresta, zonas onde se pode fazer fogueiras, campismo, tem inúmeras soluções para actividades ao ar-livre nos seus 1.625 hectares. 
Lembro-me de quando o guia nos estava a explicar a altitude a que estávamos e que era muita (para eles)  o meu comentário com o Cabeça foi "Meninos"...é que este ponto "altíssimo" é o equivalente à nossa Serra da Arrábida, não me recordo mesmo dos metros que ele nos disse. 

Ainda hoje, ao fim de quatro meses passados aqui, me faz "impressão" o civismo dos suecos, e em coisas relacionadas com ambiente, parques, "vida lá fora", eles são bastante protectores. Diria que nós, portugueses, temos mais o carácter conservador, o conceito de "é giro assim então não mexe.", a questão é que as coisas envelhecem, apodrecem, degradam-se com o tempo, e o giro deixa de ser giro, e muitas vezes roça a questão da segurança também, estou-me a lembrar agora do caso de Évora, que por ter sido declarada Património da Humanidade as fachadas não podem ser mexidas se não com centenas de autorizações e licenças que qualquer um perde o gosto e a vontade de avançar. Em parques então nem vamos lá parar, a Serafina é um exemplo vergonhoso da nossa manutenção de parques...ainda me lembro da euforia que era quando diziam "vamos ao parque dos Índios", e agora uma miséria tão grande...enfim... 
Agrada-me ver o respeito que eles têm pelas suas referências regionais e nacionais, e o sentido de responsabilidade que têm para que os filhos consigam ver o mesmo no mesmo estado. 


Mega equipa ainda em modo Verano ;)

Sem comentários: