"À parte disso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Street Art in Malmö!

No projecto de grupo sempre me inclinei para a Street Art.
Formámos um grupo de cinco pessoas, e começámos a discutir o que se iria fazer, porque claramente queríamos fazer a nossa arte.
Não convém danificar nada, afinal é um projecto académico;
Não convém sermos visto, Street Art é sempre mal vista pelas autoridades;
Mas precisamos que seja notada, precisamos que as pessoas reajam para fazermos observações e conseguir ter algo concreto com que trabalhar.

Projectos possíveis:

- meter flores numa praça vendo se as pessoas acompanham o percurso indicado ou continuam no delas;
- fazer pegadas, terminá-las em paredes, montras e a entrar nas lojas;
- fazer como em Évora o contorno dos corpos no chão;
- Stencil's

Após olharmos para exemplo de LandArt tivemos uma inspiração com o Jeanne-Claude:


 Nós também decidimos fazer o nosso "embrulho" mas nada de panos, coisas grandes, não queríamos gastar muito dinheiro e não tínhamos assim tanto tempo...portanto...aproveitar a época natalícia foi o lema.

E o resultado, foi um banco embrulhado, com um postal de natal a dizer "Não abrir até à véspera de natal!" (Em Sueco) em plena praça principal de Malmö!
Infelizmente a nossa intervenção durou aproximadamente três horas, pois de todos os trabalhadores da Câmara Municipal houve um que não gostou muito da ideia daquele "lixo a impedir as pessoas de usarem o banco".
Ainda assim deu para fazer o trabalho bastante bem e conseguirmos das melhores críticas =)

A seguir ao fim-de-semana tínhamos a hipótese de repetir mas fazendo o embrulho durante o dia (a primeira vez foi às 5h da manhã), para ver a reacção das pessoas ao verem-nos a fazer aquilo, e porque durante o dia (hora de almoço e assim) não existem muitos trabalhadores da Câmara, esta era uma hipótese, a outra era fechar o círculo e contactar a Câmara para termos as reacções concretas em vez das nossas suposições, ler relatórios dos trabalhadores e etc.
Tínhamos todos preferido repetir o embrulho, mas iria levar mais tempo do que o telefonema e iríamos continuar no "talvez" e "se calhar", portanto a escolha fez-se pelo lado mais racional, e pelos vistos essa opção levou-nos a um óptimo trabalho teórico.
Bom trabalho de grupo! :)

Sem comentários: