"À parte disso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

The Wanås Konst

Ou Wanås Foundation em inglês, é um parque relativamente perto de Helsinborg. É uma propriedade privada que começou a receber exposições de vários artistas em 1987, o ano passado a revista Times referiu-o como um dos melhores parques de exposições outdoor.

Wish trees

my wish...


A equipa ainda completa..



o aventureiro
a tentativa de seguidor...
The Lonely house
Life without walls






 Sem dúvida que fiquei mais fascinada pelas instalações da artista Yoko Ono, a viúva de John Lenon (e acusada da morte do marido - a senhora não joga com o baralho todo, mas tem umas ideias porreiras!). A primeira instalação, Wish trees e a penúltima, dos escadotes, são as dela. Gostei particularmente pela interacção que nos é proposta pela artista, na primeira em escrevermos o nosso desejo e atá-lo na árvore, e na segunda o desafio era subirmos à escada que nos levasse mais próximo do infinito, cabe-nos a nós decidir onde está o nosso infinito, daí as várias alturas das escadas.
O parque é todo ele fantástico e digno de se visitar, enumerei estas duas instalações, mas todas elas são engraçadas/interessantes. Como a casa sozinha no meio do bosque, sem portas, tem um significado bastante emocional, se bem me recordo do que nos foi explicado, um grande amigo do artista que se tinha suicidado dentro de uma casa e esta instalação era algo em homenagem ao acontecimento.

Fica o site em Sueco e Inglês: http://www.wanas.se/lang/en/

2 comentários:

Soraia disse...

Muito bem Sara Eloisa!
A postar coisas informativas como a gente cá da terra gosta!

Eu também adorei o Wanas. E penso que é uma ideia a explorar dos nossos parques e jardins.
A Arte e a Natureza combinam mesmo bem!

Um beijão para ti...estás quase a chegar!!1 yyyeeeeaaahhhh!!!

Carlos Pereira disse...

Saudades!!!!