"À parte disso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Bons Sons 2012

Aproveitámos a véspera de feriado a 14 de Agosto e rumámos com a maior das calmas até Cem Soldos, uma aldeia perto de Tomar, mas não sem antes pararmos em Setúbal para almoçarmos com os meus pais.
A chegada ao destino final deu-se ao final da tarde e Cem Soldos já vivia uma agitação enorme com os últimos preparativos para o festival, que começava daí a dois dias.
Já conhecia Cem Soldos, em tempos passei bastante tempo na aldeia e hoje no regresso ao fim de tanto tempo sentia-me em casa, foi muito bom recordar a viagem de infância que fazia com a Inês, os fins-de-semana e férias passados por lá. Apesar disso nunca tinha tido oportunidade de estar no festival, assisti aos preparativos de algumas edições mas o meu aniversário batia sempre com um dia de festival e sempre preferi comemorar com a família, sendo difícil estar em dois sítios ao mesmo tempo (coisa que ainda hoje tento com bastante afinco...é uma coisa que pode vir a dar jeito)

Sobre o festival Bons Sons, realiza-se de dois em dois anos e assume-se como uma plataforma de divulgação de música portuguesa, conciliando a descoberta de projectos emergentes e o reencontro com músicos consagrados. 
O perímetro da aldeia a delimitar o recinto, a programação criteriosa e o envolvimento da população da aldeia distinguem o Bons Sons dos restantes festivais, organizado pela associação local Sport Clube Operário Cem Soldos que tem tido muitas iniciativas em prol da aldeia e bem-estar dos habitantes.

"Venha viver a Aldeia" é o mote que anuncia o Festival e o torna único.

Da minha parte está mais que recomendado, boa música, bom ambiente, dias muito bem passados.
O recinto dispõe de quatro palcos ao ar livro e três em edifícios da aldeia, parque de campismo com muita sombra e vários parques de estacionamento.
Só aponto os preços do festival como elemento negativo, acho que por cativar muita gente, diferentes géneros de público e orgulhando-se de ser diferente de outros festivais (que é efectivamente verdade) também devia pensar em praticar preços diferentes.

Dos concertos: Nuno Prata, António Zambujo, Legendary Tigerman, Paus e Vitorino foram muito bons, os Velhos não estiveram mal de todo, e tive muita pena de não ver Márcia, Linda Martini, Filho da Mãe mas fica para uma próxima :)

Comuniquei a decisão de ir em Abril, nem sequer olhei para o cartaz apenas reparei que acabava antes do meu dia e por isso este ano poderia ir. Falei com o grupo de amigos Cem Soldense e a ideia foi muito bem aceite, ofereceram-me casa, em modo de chegar e receber a chave com o único recado "só tens de a entregar antes de ires embora".
Dias após esta minha decisão recebo um email em que duas amigas estavam interessadas em ir e queriam saber como era a minha vida, rapidamente disse que ia, com toda a certeza...a nós juntou-se mais gente e no final já tínhamos um bom grupo para ir. Para mim via o Bons Sons como reencontro, não apenas com os amigos de Tomar que nem a distância apaga e que estão sempre dispostos a receber-me assim como ao grupo estudantil de Évora que não tive grande hipótese de partilhar muito tempo durante a Queima porque estava a trabalhar. 

Os dias foram divididos entre ajuda no festival e barragem de Castelo de Bode, eu que sempre fui fiel à Ilha do Lombo, desta vez decidi ir experimentar a Aldeia do Mato, e recomenda-se. A quem quiser um sítio diferente, bonito e acolhedor, espreite: www.segredosdealdeia.pt tem uns bugalows muito amigáveis e a praia fluvial é genial.

2014 estarei novamente no Bons Sons seguramente.

Chamusca

Pegões. aqueduto de abastecimento ao Convento de Cristo

os Turistas no Castelo de Tomar

Tomar

para a próxima será no palco principal. Obrigada Tiago :)

Cem Soldos

Património Municipal - Cem Soldos

a tasca mais tasca - Cem Soldos

Passei do Purgatório para o Paraíso num passinho :)

Praia fluvial na Aldeia do Mato
Obrigada a todos os colaboradores destes dias, aos viajantes e aos que nos acolheram e me fizeram recordar porque tenho Tomar como uma das zonas mais bonitas do país.

Sem comentários: